Cinco milhões de euros para Ecopista intermunicipal

Fevereiro 27, 2008 at 10:54 am (Notícias) (, , , , , , , , , , )

Os municípios de Viseu, S. Pedro do Sul, Vouzela, Águeda, Albergaria-a-Velha, Sever do Vouga e Oliveira de Frades estiveram reunidos na passada segunda-feira, dia 18 de Fevereiro, na vila Oliveirense, para definir alguns pontos chaves da Ecopista que ligará Viseu a Sernada do Vouga, num total de 75 quilómetros. Os responsáveis vão elaborar uma candidatura ao QREN, num investimento que vai ultrapassar os 5 milhões de euros.Ainda não há prazos definidos, mas os parceiros já chegaram a um entendimento no que toca à candidatura a realizar para que a ecopista entre os concelhos de Viseu e de Albergaria-a-Velha seja uma realidade. Serão 75 quilómetros idênticos aos que Viseu já tem construídos, com todas as condições para ciclistas e peões desfrutarem de paisagens únicas e de uma forma mais saudável de fazer exercício físico. A reunião juntou à mesma mesa representantes dos concelhos de Viseu, S. Pedro do Sul, Vouzela, Águeda, Sever do Vouga, Albergaria-a-Velha e Oliveira de Frades, assim como um elementos da CCDRC – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro e da REFER. Foi, aliás, esta última entidade que apresentou o estudo prévio que envolve este projecto. Apesar de ainda não existirem datas, a reunião serviu para definir prioridades e outras características do empreendimento, que será em tudo semelhante ao que existe em Viseu, troço do Dão. Os 75 quilómetros que vão ligar Viseu a Sernada do Vouga, concelho de Albergaria- a-Velha, vão possibilitar uma candidatura intermunicipal ao próximo quadro comunitário – QREN. Luís Vasconcelos, que foi o anfitrião desta reunião de trabalho, avançou que o investimento será superior a cinco milhões de euros. “É um projecto que engrandece todos os envolvidos e que vai trazer mais-valias incontestáveis a parte dos municípios que integram a Associação de Municípios do Dão-Lafões e a Associação de Municípios do Baixo Vouga”, frisou o edil.

Outras infra-estruturas

Quanto a outras infra-estruturas de suporte a este equipamento, terá de ser a Câmara Municipal de Oliveira de Frades a suportar eventuais iniciativas neste campo. “A candidatura que vai ser preparada só contempla a ecopista propriamente dita. Se considerarmos vantajoso avançaremos com estudos e com a respectiva construção de, por exemplo, sanitários”, verbalizou Luís Vasconcelos. Uma ideia que é bem vista pelos actuais utilizadores da ecopista. “Penso que será de pensar na hipótese de construir pequenos bares e sanitários de apoio, que podem abrir só ao fim-de-semana ou nos picos de maior utilização. Afinal, é compreensível que não seja possível manter este tipo de serviço sempre em funcionamento”, referiu Manuel Silva, um dos ciclistas que já é um adepto deste tipo de estrutura.

Concelho de Oliveira de Frades

A ecopista sempre foi defendida pelo actual executivo camarário, que vê neste equipamento uma forma de dar aos munícipes melhor qualidade de vida. Foi neste âmbito que procedeu à limpeza e desobstrução da antiga linha-férrea na maior parte da extensão que atravessa o concelho. As bermas foram roçadas, os carris retirados e levados a cabo outros arranjos que permitem que, mesmo em terra batida, sejam muitos a utilizarem este espaço. Os fins-de-semana são os dias preferidos das populações que aproveitam os tempos livres para conhecer a ecopista na sua extensão e também as paisagens tão famosas do nosso concelho. “É uma forma de descontrair e de fazer exercício físico de uma forma mais agradável”, sublinha um dos frequentadores que tem encontrado muitos ciclistas nos seus passeios. “Quando comecei a fazer este percurso, Nespereira – Povoa, nunca pensei encontrar ninguém, mas a verdade é que ainda no outro dia me cruzei com três grupos grandes de ciclistas”. Está assim aberto o caminho a que este investimento reforce hábitos que já começam a perpetuar na região.

in Noticias de Vouzela

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: