Banda Juventude da Sobreira

Janeiro 23, 2008 at 10:56 am (Bandas) ()

A União Musical Juventude e Amizade surgiu da vontade de dois homens: Valentim Nunes Nogueira e Antero Barreira Luís Rodrigues. Estes decidiram criar uma pequena escola de música.

A escola de música situava-se na Sobreira, localidade do concelho de Oliveira de Frades, na garagem de um particular, e era constituída, inicialmente, por apenas três alunas, tendo aumentado o número de alunos ao longo do tempo. São inúmeras as vezes que várias pessoas questionam como é que um sítio tão pequeno pôde ter gerado um projecto tão grandioso, complexo e dispendioso. A resposta a esta questão talvez resida na união, no entusiasmo e no carinho que se gerou em relação a este projecto. Os primeiros alunos da escola de música foram, posteriormente, inseridos na Sociedade Musical, Cultura e Recreio de Paços de Vilharigues, no ano de 1995 e aí permaneceram durante cerca de três anos. Assim que surgiram, a partir da escola de música, elementos suficientes para a constituição de uma banda, nasceu a U.M.J.A.. Esta foi fundada a 11 de Janeiro de 1999.

A escola de música mantém – se na actualidade e situa-se no mesmo espaço. É também nesta citada garagem que decorrem os ensaios da U.M.J.A., dado que ainda não possuem sede própria. A construção de sede própria é um projecto muito desejado, contudo as dificuldades económicas com que a banda se debate constantemente ainda não permitiram a concretização deste sonho.

A Sobreira, localidade onde podemos encontrar a U.M.J.A., é uma pequena aldeia, de poucos recursos, que se tem tornado cada vez mais conhecida devido à divulgação feita pela nossa colectividade. A população da Sobreira tem demonstrado um grande orgulho e atenção em relação a este projecto. e a U.M.J.A. tem estado à altura em termos de retribuição, fazendo a divulgação da sua terra e dos seus costumes.

O nome da Banda foi objecto de uma profunda reflexão. A U.M.J.A. é constituída por um grupo de jovens músicos, daí o União Musical Juventude, que se relacionam com base em princípios de harmonia e amizade, não só entre si, mas também em relação às pessoas com quem contactam, daí o Amizade.
Procurou-se um nome que fosse a “cara” deste projecto e achamos tê-lo conseguído.

Na altura da sua fundação, contava com cerca de 30 elementos com idades compreendidas entre os 8 e os 20 anos. Hoje são cerca de 45 elementos com idades compreendidas entre os 9 e os 25 anos.

Esta banda jovem tem ainda uma escola de música gratuita em que conta com a presença de cerca de 12 elementos.

Desde a sua fundação até Setembro de 2004, foi o seu Maestro Antero Barreira Luís Rodrigues. Desde Outubro de 2004 o seu Maestro é o jovem de apenas 24 anos, Pedro Serrano, que para além de dirigir a banda, é também o responsável da escola de música.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: