Misericórdia – Nossa Senhora dos Milagres

Fevereiro 20, 2008 at 11:10 am (Associações)

Historial

Foi baptizada com o nome de Nossa Senhora dos Milagres e nasceu muito tempo depois, mais de quatro séculos, da de Lisboa, exactamente em 23 de Janeiro de 1930, data em que foram aprovados os estatutos.

O nome de baptismo, religioso e cristão como era usual, veio a verificar-se profético e acertado, bem escolhido, epifânico até, pois o primeiro milagre de Nossa Senhora, nesta misericórdia, viria a acontecer anos depois, com a revelação de manifestação de um hospital que seria, por largos anos, o enlevo e orgulho das gentes da nossa terra, um autentico milagre no seu funcionamento e actividade social.
Jardim de Infância

O Jardim de Infância Nossa Senhora dos Milagres de Oliveira de Frades é inaugurado em Setembro de 1983, sendo então provedor o Sr. Adamastor Augusto Ferreira.

Com o aumento populacional, surge a necessidade de criar respostas sociais para crescente procura das famílias, relativamente aos serviços prestados à primeira infância. Assim sendo, criaram-se mais três valências: Creche, Pré Escolar e A.T.L..

Os serviços do Jardim de Infância, contam actualmente, com cerca de 170 crianças com idades compreendidas entre os três meses e os dez anos, distribuídos pelas três valências. Estas são apoiadas por uma equipa constituída por:

  • 5 Educadoras de infância
  • 11 Auxiliares de Educação
  • 5 Auxiliares dos Serviços Gerais
  • 2 Cozinheiras (uma das quais acumula funções de costureira)
  • 2 Operadoras de Lavandaria (Serviço comum ao Lar)
  • 1 Motorista

Creche
Inaugurada em Novembro de 2005, acolhe crianças dos três meses aos três anos de idade.

A creche tem como objectivos:

Proporcionar o bem estar e desenvolvimento integral das crianças num clima de segurança afectiva e física, durante o afastamento parcial do seu meio familiar através de um atendimento individualizado;

Colaborar estritamente com a família numa partilha de cuidados e responsabilidades em todo o processo evolutivo das crianças;

Colaborar de forma eficaz num despiste precoce de qualquer inadaptação ou deficiência assegurando o seu encaminhamento adequado;

Pré-escolar
Acolhe crianças dos três anos aos seis anos de idade e com capacidade para 75 crianças. Distribuídas pelas salas dos três, quatro e cinco anos.

O Pré-escolar tem como objectivos:

Promover o desenvolvimento pessoal e social da criança com base em experiências da vida democrática numa perspectiva de educação para a cidadania;

Contribuir para a igualdade de oportunidades no acesso à escola e para o sucesso de aprendizagem;

Estimular o desenvolvimento global de cada criança, incluindo comportamentos que favoreçam aprendizagens significativas e diversificadas;

Despertar a curiosidade e o pensamento crítico;
Proceder à despistagem de inadaptações, deficiências e precocidades, promovendo a melhor orientação e encaminhamento da criança;

Incentivar as famílias no processo educativo e estabelecer relações de efectiva colaboração com a comunidade.

Actividades dos Tempos Livres
Acolhe crianças dos seis aos dez anos de idade e com capacidade para 55 crianças.

O A.T.L. tem como objectivos:

Permitir a cada criança, através da participação na vida em grupo e a oportunidade da sua inserção na sociedade;
Criar um ambiente propício ao desabrochar da personalidade de cada criança, de forma a ser capaz de se expressar num clima de compreensão, respeito e aceitação de cada um;

Fornecer a inter-relação família/escola/comunidade, em ordem de uma valorização, aproveitamento e rentabilidade de todos os recursos do meio;

Proporcionar uma vasta gama de actividades que as crianças possam escolher e participar livremente, considerando as características dos grupos, tendo como base o maior respeito pela pessoa.

Apoio à 3ª Idade

Lar e Centro de Dia

Face a enorme procura de respostas sócio – familiares, também por parte dos próprio idosos, surge a necessidade de criação de estruturas/equipamentos, no sentido de dar resposta às necessidades apresentadas por esta população, que tem sofrido um crescente aumento nos últimos anos.

Com esta necessidade surge a criação das valências de Lar e de Centro de Dia em Janeiro de 1989, visando essencialmente dar uma resposta social em alojamento colectivo de utilização temporária ou permanente.

Este equipamento (o Lar) destina-se:

A acolher pessoas idosas, a cujas situações não é possível dar outra resposta;

Proporcionar serviços permanentes e adequados à situação das necessidades dos residentes;

Contribuir para o desenvolvimento normal do processo de envelhecimento, evitando a sua degradação;

Prestação de apoios necessários às famílias dos idosos, no sentido de fortalecer a relação inter – familiar, e preservar sempre, sempre que possível, os laços familiares.

Os Centros de Dia de Oliveira de Frades e de Ribeiradio (inaugurado em 2002), visam proporcionar a prestação de um conjunto de serviços que permitam a manutenção do idoso no seu meio, garantindo a satisfação das suas necessidades básicas, a prestação do apoio psicossocial, e sobretudo um incremento de relações interpessoais, de forma a evitar o isolamento.

Em Julho de 1997, a Misericórdia Nossa Senhora dos Milagres construí cinco vivendas a pensar nas pessoas que querem manter a sua privacidade ou liberdade.

O apoio prestado consiste no fornecimento de alimentação, serviço de higiene, limpeza e tratamento de roupa.
Face a crescente procura deste serviço, inauguraram-se em Janeiro de 2001 mais quatro vivendas.
O Lar/Centro de Dia apoia no total 62 idosos e nas vivendas 13 idosos, contando com a seguinte equipa:

1 Directora Técnica

1 Médico (Voluntário)

1 Enfermeiro

1 Animadora Sócio – Cultural

21 Ajudantes de Lar e Centro de Dia

2 Cozinheiras

3 Ajudantes de Cozinha

Apoio domiciliário integrado

Em Maio de 2002 surge o Serviço de Apoio Domiciliário Integrado na freguesia de Ribeiradio e em Agosto de 2004 em Oliveira de Frades, pretendendo a Misericórdia de Nossa Senhora dos Milagres com esta valência, dar uma resposta adequada a todos os idosos no seu domicílio.

Esta resposta social traduz-se na prestação de cuidados individualizados e personalizados no domicílio, em indivíduos e famílias, que apresentam situações de doença, deficiência, ou outros qualquer impedimento, que não possam assegurar temporária ou permanentemente, a satisfação das suas necessidades básicas diárias.

Este serviço pretende assegurar essencialmente:

Cuidados de higiene e conforto do idoso;

Arrumação e pequenas limpezas;

Confecção, transporte e distribuição diária das refeições;

Tratamento das roupas;

Realizar no exterior os serviços necessários aos utentes e acompanhá-los nas suas deslocações e actividades de animação;

Acompanhamento ao nível da saúde.

Estes serviços apoiam actualmente 49 idosos e contam com a seguinte equipa:

1 Directora Técnica

Enfermeiros de Centro de Saúde de Oliveira de Frades

10 Ajudantes Familiares

Hospital de Internamento de Estadia Média e Prolongada

Em virtude das antigas instalações do Centro de Saúde terem sido entregues à Misericórdia Nossa Senhora dos Milagres, foram feitas obras de remodelação e adaptação para um hospital de internamento de estadia media e prolongada.
Esta obra foi inaugurada em Novembro de 2005.

Este serviço tem com o objectivo, dar cobertura aos doentes internados nos hospitais distritais e centrais que estando em convalescença poderão faze-lo nesta unidade de internamento ficando, desta forma, mais próximos dos familiares, amigos e vizinhos, contribuindo, naturalmente, para a amigos rápida recuperação dos doentes.

Paralelamente, existe também uma clínica que desenvolvera os seguintes serviços:

Consultório de especialidade medica;

Fisioterapia;

Analises clínicas;

Radiologia;

Ecografia.

About these ads

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: